segunda-feira, 18 de maio de 2009

Métricas e o café !


A JSR-275 é uma API do java para tratamento de unidades de medidas e será utilizada como tipo de diversos atributos que armazenam valores cujo valor final é conhecido somente se associado a uma unidade de medidas.
Por exemplo, se um atributo armazena a distância entre dois pontos, o valor armazenado, suponhamos 100, é sempre relativo à unidade de medida que se considera. Assim, pois, se falarmos que 100 é o valor e que a unidade é km daí sim tiramos a informação concreta e real.
Basicamente esta API trata de elementos mensuráveis (Measurable) e das medidas propriamente ditas (Measure). Estes por sua vez estão sempre vinculados às chamadas dimensões (Quantity), que representam a natureza relativa à medida em questão. Estas dimensões estão representadas na API, algumas delas são representadas abaixo, enfatizando que as demais são formadas por derivações das dimensões básicas ou transfomações das mesmas aceitas pela comunidade:
DimensãoUnidade (SI)Quantity (JSR-275)
Tamanho metros (m) Length
Massaquilogramas (kg) Mass
Duração segundos (s) Duration
Corrente Elétricaamperes (A)EletricCurrent
Temperatura Termodinâmica Kelvin (K)Temperature
Intensidade Luminosa candela (cd)LuminousIntensity
Quantidade de Substância moles (mol) AmountOfSubstance

Além das dimensões a API representa também as unidades de medidas. Há a separação entre as medidas do sistema internacional de medidas e as não SI.
Nas aplicações de mercado, frequentemente é necessário realizar conversões das diversas unidades de medida, o que é plenamente suportado pela API. Uma boa estratégia para lidar com valores que representam unidades de medida é persistir os valores num determinado grupo de unidades de medidas, por exemplo, o SI e na camada de apresentação realizar as conversões quando necessário com apoio da API.
Neste site encontram-se algumas conversões comuns entres as diversas unidades de medidas. Bons códigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário